DOE AGORA

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão prepara sua 7ª edição

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão prepara sua 7ª edição

Evento que acontece em setembro terá como tema “Liberdade de Expressão e seus Desafios: Retratos no Brasil”; inscrições começam em abril

Idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão chega, em 2015, a sua sétima edição, que terá o tema Liberdade de Expressão e seus Desafios: Retratos no Brasil.

A iniciativa estimula estudantes de jornalismo de todo o Brasil a elaborarem pautas temáticas e desenvolvê-las para mídias como jornal, rádio, televisão e internet. Todos os projetos inscritos devem contar, obrigatoriamente, com um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos alunos. As inscrições serão realizadas pela internet (www.jovemjornalista.org.br), a partir de abril e a participação é aberta para equipes de até três estudantes.

Além do professor-orientador, profissionais renomados do jornalismo brasileiro são indicados para atuarem como mentores das equipes premiadas. José Hamilton Ribeiro (TV Globo), Paulo Markun (ex-TV Cultura), Audálio Dantas (Negócios da Comunicação), Leonêncio Nossa (O Estado de S. Paulo), entre outros, exerceram essa função nas últimas edições do prêmio. Com isso, promove-se um saudável encontro de gerações e uma rica troca de experiências, tanto pessoal quanto profissional.

Nesta sétima edição, serão selecionados três projetos de pauta. A divulgação dos vencedores será feita no início de junho de 2015. De junho a setembro, sob a orientação do professor-orientador e do jornalista mentor, os grupos trabalharão no desenvolvimento de suas pautas e na produção de suas matérias, que deverão ser entregues aos organizadores até o dia 20 de setembro de 2015.

Fotos da cerimonia de 2014:

A exemplo das edições anteriores, a organização oferece um prêmio especial à melhor matéria produzida pelas equipes.  O grupo vencedor será oficialmente anunciado no dia 20 de outubro, no Tuca (Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), durante a cerimônia do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.  A equipe contemplada, juntamente com o seu professor orientador e seu mentor, ganhará uma viagem a Berlim para visitar museus, universidades e centros culturais.

Pelo quarto ano consecutivo, a cerimônia de premiação será precedida de uma roda de conversa com os jornalistas vencedores do Prêmio Vladimir Herzog para trocar experiências, métodos e técnicas utilizadas nas reportagens premiadas. O encontro deste ano acontecerá na manhã do dia 20 de outubro, no Tucarena.

Estudantes de jornalismo de escolas de comunicação de todo o território nacional estarão mobilizados para a produção de pautas ligadas aos Direitos Humanos e incentivar, através de ações que se potencializam mutuamente, a formação dos futuros profissionais da imprensa e da comunicação no Brasil.

Confira mais informações no site do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão