20/07/2016

Pregão marca retomada da finalização da Praça e Memorial Vladimir Herzog

Compartilhar:

No dia 11 a Câmara Municipal de São Paulo realizou o pregão para a concessão da obra Vlado Vitorioso, que irá compor a finalização da Praça e Memorial Vladimir Herzog, localizada atrás da Câmara Municipal e próxima ao terminal de ônibus Bandeira, na Praça da Bandeira.

Após quatro anos da proposta inicial da reforma na praça, sob a gestão do então presidente da Câmara Ítalo Cardoso, foi proposta para a família Herzog a homenagem a Vlado, alterando o nome da praça e realizando a instalação de algumas obras em referência a Vladimir Herzog, como o mosaico da obra de Elifas Andreato 25 de outubro, produzido pelos alunos do projeto Âncora e a instalação de réplicas aumentadas das obras Vlado Vitorioso e a estatueta do Prêmio Vladimir Herzog, que neste ano chega a sua 38º edição.

Completando a praça, o projeto inicial prevê a transcrição, ao lado do mosaico, dos nomes dos 1.004 jornalistas que assinaram e publicaram o manifesto Em Nome Da Verdade e os nomes dos jornalistas que ganharam o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Até o momento apenas o mosaico foi introduzido na praça, que passou por uma transformação por conta de reformas do estacionamento da Câmara, situado sob ela.

A realização do pregão significa um avanço decisivo para a finalização da praça, que tem como objetivo ser um ponto de referência em memória na cidade de São Paulo.

praca_vladimir_herzog
Na foto, Milton de Souza, Sebastião Aleixo da Silva e Marcos Cunha Rufino, responsáveis pela manutenção e preservação da Praça e Memorial Vladimir Herzog, mais ao centro, Giuseppe Bósica e Sérgio Gomes.

Após o anúncio do ganhador do pregão, vencido sem concorrência por Giuseppe Bósica, Sérgio Gomes, diretor da Oboré Comunicação e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, fez questão de levá-lo até a praça e lhe apresentar o local onde a estátua Vlado Vitorioso será colocada. Após o reconhecimento da praça, o destino seguinte foi o ateliê do artista Elifas Andreato. Em clima de confraternização, Giuseppe e Elifas combinaram os próximos passos para a reprodução da obra.

Agora Giuseppe aguarda os prazos burocráticos da Câmara Municipal para iniciar o trabalho, que tem data prevista de entrega para o dia 25 de outubro, data que marca o dia da entrega do prêmio Vladimir Herzog e do assassinato de Vlado por agentes da ditadura.

A Praça e Memorial Vladimir Herzog fica localizada atrás da Câmara Municipal de São Paulo:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo