06/09/2013

Reserve na agenda: atividades em Outubro

Compartilhar:

Além da chegada da exposição Resistir é Preciso… a São Paulo a partir de 12 de Outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil, o Instituto prepara uma série de eventos no próximo mês. Antecipamos as informações para ninguém ficar de fora:

35º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

35PremioJornalisticoVladmirHerzog
No dia 2 de Outubro, a Comissão Julgadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos se reuniu, em sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Paulo, para avaliar e julgar todos os trabalhos inscritos nesta edição.

Foram escolhidos os vencedores nas nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial

Tema: Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação.

 

Lançamento do livro em homenagem aos 25 anos da Constituição Brasileira

Livro25AnosdeConstituição

Também no começo de Outubro, o Congresso Nacional, em Brasília, foi a sede do lançamento oficial do livro em comemoração ao 25º aniversário da Constituição Brasileira. Coordenada pelo jornalista Marcos Emílio Gomes, a obra conta com depoimentos de personagens importantes na condução daquele momento histórico do País, como o ex-deputado Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara Federal durante o processo de impeachment de Fernando Collor; o ex-ministro da Defesa e da Justiça, Nelson Jobim; e o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), todos atuantes na Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto e outras personalidades também trouxeram contribuições importantes para a obra, além de vários e destacados jornalistas.

Com patrocínio das Organizações Globo e apoio do Instituto Palavra Aberta, o livro foi o primeiro lançamento da nova Editora Instituto Vladimir Herzog.

 

Seminário Internacional sobre violência contra jornalistas


Para celebrar a 35º edição de Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a Comissão Organizadora do Prêmio promoveu o seminário internacional para debater a violência contra jornalistas e o cerceamento do direito da sociedade à informação. O evento aconteceu no dia 21 de Outubro, a partir das 8h30m, no Itaú Cultural.  Entre os convidados para o debate esteve presente James C. Duff, presidente e CEO do FreedomForum e do Newseum (Museu da Imprensa) de Washington D.C.; Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas, com sede em Bruxelas, na Bélgica; e da jornalista mexicana Anabel Hernandez.

 

Entrega dos Prêmios Vladimir Herzog e Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

5premiojovemjornalistavladimirherzog5216798ada09c.jpg Depois de escolher as quatro pautas vencedoras entre as 246 inscritas, o Comissão Julgadora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão auxiliou os estudantes na produção das respectivas matérias.

As matérias foram exibidas na cerimônia de entrega do 35º Prêmio Vladimir Herzog, em 22 de Outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Os vencedores ganharão uma viagem para Johanesburgo, na África do Sul, onde conhecerão o Museu do Apartheid, que conta a história cultural, política e social da África do Sul e do ex-presidente Nelson Mandela.

 

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo