Projeto Vlado Educação

Compartilhar:

logo_vladoeducacao2Entre 2012 e 2013 o Vlado Educação, com apenas dois integrantes e colaboradores voluntários, elaborou alguns projetos, divulgou e fechou parcerias importantes para a sua execução e implementação.

A grande receptividade de nossos projetos por parte da comunidade educacional e das instituições educativas tanto públicas como privadas, só vem reforçar a nossa convicção da demanda de ações nas áreas do Vlado Educação – História Recente do Brasil, Educação em Direitos Humanos e Jornalismo.

 

Objetivos Gerais

Para a Educação Básica

  • Incentivar, propor e disseminar orientações para as escolas promoverem a Educação em Direitos Humanos, envolvendo todos os atores da comunidade escolar.
  • Disponibilizar informações e promover oportunidades para que os alunos conheçam, de forma significativa, a História recente do Brasil e do mundo, nas dimensões social, política e cultural, tendo como eixo a luta pelos Direitos Humanos.
  • Incentivar os alunos a buscarem, com visão crítica, informações sobre temas sociais, a aprenderem a discutí-los e a tomarem posições de forma autônoma.

Para o Ensino Superior

  • Contribuir para a formação de futuros jornalistas incentivando, divulgando e promovendo espaços de troca e reflexões ligadas a essa atividade profissional.
  • Incentivar a discussão dos Direitos Humanos na atuação do jornalista.

Os temas do Vlado Educação

Os temas eleitos para o Vlado Educação decorrem naturalmente da pessoa que foi Vladimir Herzog, do protagonista importante que ele se tornou na História de nosso País e dos valores que representa: os Direitos Humanos,  a História recente do Brasil e o Jornalismo. Todas as ações projetadas abordam de forma integrada estes grandes temas, embora com enfoques específicos para cada um dos públicos visados.

Educação em Direitos Humanos

Os Direitos Humanos são uma conquista da humanidade e, ao mesmo tempo, um objetivo a alcançar. A luta pela garantia de sua implementação perpassa todas as questões sociais que evidenciam todo tipo de preconceito, violência e humilhação que a sociedade produz. Esse esforço é  dever de todos e a Educação, como possibilidade de transformações, é de importância vital porque pode promover, na formação dos corações e mentes das novas gerações, o compromisso com os princípios que sustentam os Direitos Humanos.

Trata-se portanto do ensino de valores, que são necessariamente aprendidos nas experiências de vida, nas relações que ocorrem em todas as instituições e espaços sociais: na família, nos grupos religiosos, por meio daquilo que é valorizado pela mídia etc.  Entre todos esses contextos, a escola é, por sua função social educativa específica, um instrumento poderoso. Por meio dela a Educação em Direitos Humanos pode ser sistematicamente planejada e transmitida durante todo o período mais importante de formação das pessoas, que vai da infância à juventude. É portanto uma inalienável tarefa dos educadores.

História recente do Brasil

A recuperação da História recente do Brasil e seu entendimento no cenário das lutas pelos Direitos Humanos no mundo estão sempre presentes nas atividades educacionais do IVH para proporcionar uma visão humanística dos acontecimentos que marcaram o nosso desenvolvimento como nação. Buscamos uma abordagem que apresente os acontecimentos na complexidade de suas dimensões política, econômica, social e cultural, destacando as relações de poder e as situações de desrespeito à dignidade humana.

A perspectiva histórica tem importância central por contribuir para a compreensão do que se vive na atualidade. A metodologia utilizada no trabalho junto aos professores e alunos é a abordagem das questões por eles vividas e sentidas no seu dia a dia para, a partir destas, buscar a retrospectiva histórica que deu origem ao particular contexto social.

Somente com o conhecimento da sua História o cidadão passa a ter entendimento do presente para pensar no seu futuro. Somente com esse conhecimento ele se torna um personagem pleno no processo democrático de uma nação, com consciência e discernimento.

Jornalismo

Inspirado no compromisso profissional e ético de Vladimir Herzog com a prática do jornalismo, o IVH reconhece que a Democracia, os Direitos Humanos e a Justiça Social não se sustentam sem uma imprensa radicalmente livre. Nesse sentido, a defesa da liberdade de expressão adquire importância essencial na estratégia educacional do Vlado Educação.

Outra questão fundamental e que referencia as discussões temáticas do campo da comunicação no IVH é a da responsabilidade social do jornalismo. Assim como Vlado, entendemos que o jornalismo contribui efetivamente para a democracia quando trata os temas de interesse público com independência, foco no benefício ao cidadão, sempre com o compromisso de expandir progressivamente o universo daqueles que têm acesso à informação. Nisso reside o papel, o fundamento social do jornalismo.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo