14/04/2015

Paulo Markun entrevista personagens históricos brasileiros mortos

Compartilhar:

No teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, jornalista apresentará “Retrovisor” – talk show quinzenal com personalidades como Chiquinha Gonzaga, Marquesa de Santos e Rui Barbosa

Teatro na avenida Paulista, às 12h, de graça. Em 16 de abril, o jornalista Paulo Markun inicia a segunda temporada do Retrovisor, iniciativa que une o palco e a televisão em um talk show com grandes personagens históricos mortos, todos brasileiros, revividos por atores.

No teatro Eva Herz, na Livraria Cultural, Markun irá entrevistar quinzenalmente (confira abaixo as datas) personalidades como Chiquinha Gonzaga, Marquesa de Santos, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Maria Quitéria, Floriano Peixoto e André Rebouças. A “conversa” colocará foco em determinado episódio da vida do personagem.

Cabe a Markun receber no palco cada figura histórica, caracterizado conforme orientação de historiadores, e questioná-lo sobre fatos de suas vidas relacionados a determinadas épocas.

Interpretada pela atriz Clarice Abujamra, a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) será a personagem da estreia. De família tradicional, Chiquinha ousou em seu tempo e abriu espaço para a mulher, tanto em relação à carreira de artista quanto nos costumes. Artista precoce, sofreu com o preconceito e o abandono da família, mas se manteve firme. Entrou para a história com sua marcha-rancho “Ô Abre-Alas”, em 1899, além do musical “Forrobodó”, que teve 1.500 apresentações. Este será o momento focado em Retrovisor.

A união entre TV e teatro acontece porque todas as entrevistas são gravadas, para exibição pelo Canal Brasil a partir de outubro. Trata-se da segunda temporada: a primeira foi veiculada com sucesso pelo mesmo canal (as gravações ocorreram na Biblioteca Mario de Andrade, na região central de São Paulo).

Outra mudança diz respeito à produção. Nesta temporada, Retrovisor terá uma cenografia especialmente desenvolvida para o programa que irá mesclar projeções e algo como uma “janela para o passado”, com o uso de sombra. A direção de imagem será de Marcelo Amiky.

Após a entrevista com o personagem revivido, Markun abrirá o microfone para que sejam respondidos questionamentos da plateia.

“Percebi que Retrovisor funciona bem tanto no teatro quanto no vídeo. Nesta temporada, ao gravar no teatro Eva Herz ao meio-dia, oferecemos ao público uma opção que mescla entretenimento e história num horário alternativo”, diz Markun.

“Tenho aprendido muito durante todo o processo de trabalho. Percebi, por exemplo, que os atores, mesmo preparados, tendo recebido informações reunidas por especialistas, ainda assim têm de improvisar. O resultado final, portanto, pode ter imprevistos, como um personagem falando sobre o que espera do futuro”, completa.

Serão 13 datas, com o diferencial de mais personagens femininos que em 2014. “O Brasil teve um número enorme de mulheres proeminentes, em distintas áreas. Quanto aos temas, incluímos tanto gente envolvida em episódios históricos marcantes quanto pessoas que se destacaram em áreas como educação, cultura e ciência”, comenta o jornalista.

Há ainda a preocupação de situar o espectador no momento histórico do personagem, com auxílio de recurso visual, com exibição de vídeo, no início de cada sessão.

Segunda temporada – Personagens e datas:
1 – Chiquinha Gonzaga – 16 abril
2 – Marquesa de Santos – 30 abril
3 – André Rebouças – 14 de maio
4 – Nísia Floresta – 28 de maio
5 – Nair de Teffé -11 junho
6 – Rui Barbosa – 18 junho
7 – Joaquim Nabuco – 16 julho
8 – Maria Quitéria – 30 julho
9 – Delmiro Gouveia – 13 agosto
10 – Floriano Peixoto – 27 agosto
11 – Plácido de Castro – 10 setembro
12 – José Bonifácio – 24 setembro
13 – Francisco José do Nascimento – 8 outubro

Serviço:
Gravação 1º programa Retrovisor
Entrevistador: Paulo Markun
Personagem: Chiquinha Gonzaga — por Clarice Abujamra
Dia: 16 de abril de 2015
Horário: 12:00 às 13:00
Local: Teatro Eva Herz – Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073, Bela Vista – São Paulo/SP
Entrada franca: chegar com 1 hora de antecedência

Mais informações à imprensa:
Atelier de Imagem e Comunicação
Telefone: 11 – 3807-614

Compartilhar:

Pular para o conteúdo