14/12/2018

Parque da Juventude é rebatizado e passa a homenagear Dom Paulo Evaristo Arns

Compartilhar:

Mudança acontece dois anos após a morte do cardeal que ficou conhecido pela luta contra a ditadura e em defesa dos direitos humanos e dos oprimidos.

Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Parque da Juventude tem agora um novo nome: Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns. A cerimônia de rebatismo acontece neste sábado, 15 de dezembro, a partir das 8h30.

Na ocasião, nos jardins do parque, será inaugurado o Pomar Dom Paulo – uma iniciativa de conselheiros do Instituto Vladimir Herzog, entre eles Sérgio Gomes, e de familiares e amigos de Dom Paulo Evaristo Arns. O pomar consiste no plantio de 30 mudas de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, em homenagem aos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos no último dia 10, e aos anos de vigência da Constituição Brasileira.

A aquisição e o plantio das mudas está sendo feita de forma voluntária e colaborativa. Quem quiser se associar à iniciativa e colaborar com a instalação e a manutenção do Pomar Dom Paulo pode enviar um e-mail para: [email protected]

A mudança de nome do Parque da Juventude é fruto de uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e do Deputado Estadual Luiz Fernando (PT). A lei nº 16.761, que oficializa a troca, foi sancionada pelo governador Márcio França em junho deste ano.

Ícone da luta contra a ditadura militar e da defesa dos direitos humanos, Dom Paulo Evaristo Arns morreu no dia 14 de dezembro de 2016.

Como padre, bispo e cardeal, lutou pela liberdade, ficou ao lado dos trabalhadores e dos oprimidos, mas foi, sobretudo, exatamente como gostaria de ser lembrado: um amigo do povo.

Quando do assassinato do jornalista Vladimir Herzog por agentes do governo, em 1975, comandou na Catedral da Sé um culto ecumênico que, reunindo milhares de pessoas, acabou por se transformar num dos atos públicos mais significativos da luta contra o regime militar instalado 11 anos antes no país.

Foi um destes homens raros, inesquecíveis, e que agora recebe uma justíssima homenagem.

SERVIÇO
Cerimônia de rebatismo do Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns
Data: 15 de dezembro de 2018 (sábado)
Horário: A partir das 8h30
Local: Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 (próximo à estação Carandiru do metrô)

Compartilhar:

Pular para o conteúdo