DOE AGORA

 

Prêmio Direitos Humanos – categoria “Direito à Memória e à Verdade”

Em apenas dois anos de existência (2011), o trabalho desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog é reconhecido pela mais alta cúpula do Governo Federal. A entidade foi vencedora, na categoria Verdade e Memória, da 17ª edição do Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

vladimirherzog_premiodirhum-254x200“Este prêmio na verdade é uma homenagem a meu pai, Vladimir Herzog e a todas as outras pessoas que foram assassinadas, torturadas e vitimadas de várias formas pela ditadura. E é também um grande incentivo da Presidência da República para que a nossa e outras entidades continuemos a ajudar a recuperar a história recente do País – agora com o importante reforço da Comissão da Verdade e da Lei do Direito à Informação – e a fazer com que as novas gerações conheçam os males de uma ditadura e impeçam que isso volte a acontecer no nosso País”, afirmou Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.

vladimir_herzog_Trofeu_direitos_humanos

Prêmio de Direitos Humanos do Governo Brasileiro

 

Prêmio “Franz de Castro Holzwarth” de Direitos Humanos da OAB São Paulo

DSC01121.jpgEm 3 de junho de 2014 o Instituto Vladimir Herzog recebeu o Prêmio “Franz de Castro Holzwarth” de Direitos Humanos da OAB São Paulo, durante cerimônia realizada no prédio-sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, na Praça da Sé, no Centro da cidade.

Este prêmio contempla entidades e pessoas que contribuem ativamente pela defesa dos Direitos Humanos no país, tendo como proposta incentivar a luta pela justiça social e pelo respeito aos direitos básicos do cidadão. O nome da premiação é uma homenagem ao advogado Franz de Castro Holzwarth, assassinado em 1981 durante luta em defesa dos direitos dos presos de Jacareí (SP).

A OAB-SP já entregou este prêmio, que está na 30ª edição, a muitas personalidades que atuaram em prol dos Direitos Humanos, como Ulysses Guimarães, Caco Barcelos, Herbert de Souza (Betinho), Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), Dom Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel e padre Júlio Lancellotti, além de instituições renomadas, como a APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Saiba mais

vladimir_herzog_premio_franz_de_castro

Prêmio “Franz de Castro Holzwarth”

 

Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos

imageO Instituto Vladimir Herzog recebeu homenagem durante a entrega do VI Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos, realizada em 14 de maio de 2014, no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A premiação integrou a semana do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

Anualmente, o coletivo Gato Seco – Nos telhados da Loucura homenageia 13 pessoas e instituições que, com sua arte e atitude, contribuem denunciando e atuando para manifestar indignação contra violações dos Direitos Humanos, especialmente no que se refere às pessoas nas condições de sofrimento mental.

O Prêmio recebe o nome de Austregésilo Carrano Bueno, dramaturgo e escritor que se empenhou durante toda a vida pelo fim dos manicômios no Brasil. Criado em 2009, o Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos tem como objetivo dar continuidade à luta de Carrano por uma mudança nas condições de tratamento de pessoas em sofrimento mental e a Lei da reforma Psiquiátrica no Brasil, da qual Carrano foi um dos maiores defensores e crítico.

vladimir_herzog_premios_carrano

Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos

 

POP – Prêmio Opinião Pública

O Prêmio Nacional de Relações Públicas foi criado pelo Conrerp 2ª Região – SP/PR em 1979, tendo sua primeira edição oficial no ano de 1980, então denominado “Prêmio Opinião Pública” – daí sua sigla “POP”, como é carinhosamente conhecido até hoje. Nestes 30 anos de premiações, o POP contemplou cerca de 270 cases em diversas categorias. Em 2012 o IVH levou o prêmio na categoria Relações Públicas nas Organizações de Terceiro Setor com o case “Os 75 anos de Nascimento do Jornalista Vladimir Herzog“no POP em 2012.

POP-web

Certificado de Premiação POP 2012 – Relações Públicas nas Organizações de Terceiro Setor