08/09/2016

Novo portal homenageia o jornalista Marcos Faerman e apresenta suas obras

Compartilhar:

Estão disponibilizados 800 reportagens escritas pelo jornalista, 20 textos sobre a introdução à sua produção, além de trabalhos acadêmicos, depoimentos em texto e em vídeo

Aberto para visitação pública, o portal www.marcosfaerman.jor.br homenageia o jornalista que é importante referência na história da imprensa brasileira e relembra suas obras.

Marcos Faerman (1943 – 1999) foi jornalista, repórter, editor, administrador cultural e professor. Passou grande parte da sua carreira profissional durante o regime militar iniciado em 1964. Como criador, editor e repórter, participou de importantes publicações da imprensa alternativa, considerada um dos principais meios para se combater o regime na época.

Começou muito cedo no jornalismo, sendo contratado apenas com 17 anos pelo jornal Última Hora, de Porto Alegre, após aprender a escrever e diagramar jornais, no colégio onde fez o estudo secundário, onde também se tornou líder da juventude estudantil comunista.

Militante desde muito jovem, atuou no Partido Comunista Brasileiro e participou da fundação do Partido Operário Comunista (POC), que o levou para São Paulo, onde começou a trabalhar no Jornal da Tarde, onde atuou por 24 anos. Durante o governo do general Emilio Garrastazu Médici (1969-1974), foi detido inúmeras vezes para prestar depoimentos, o que o levou a se desligar da militância partidária. A partir de 1970 passou a atuar na imprensa alternativa, trabalhando no Pasquim, participando da criação do Ex- e criando e editando o jornal Versus.

portal_marcos_faerman

Trabalhou como editor e repórter da revista Shalom; criou um órgão de Comunicação e a revista Cidade, do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo (DPH); e lecionou Jornalismo Interpretativo na Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, onde dirigiu, em 1996 e 1999, o jornal-laboratório da faculdade, Esquinas, existente até hoje.

Marcos Faerman faleceu em sua casa, em São Paulo, no dia 12 de fevereiro de 1999, em consequência de um ataque cardíaco fulminante.

Lançamento oficial do portal:

O Lançamento oficial do portal será realizado durante a Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Libero, com a realização de uma mesa com a presença dos jornalistas Claudinei Ferreira, Fernando Moraes, Rodrigo Savazoni, Pedro Ortiz e Sérgio Gomes.

Mais informação sobre o evento, em breve no site: www.marcosfaerman.jor.br

apoiadores_marcos_fearman

Compartilhar:

Pular para o conteúdo