Marisa Letícia foi personagem na luta contra a ditadura

Marisa Letícia foi personagem na luta contra a ditadura

O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou um boletim médico no qual informa que Dona Marisa Letícia, 66 anos, mulher do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ficou sem fluxo cerebral. A família já autorizou a doação de órgãos e agradeceu a todos que enviaram manifestações de apoio logo após a ex-primeira dama sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico, provocado pelo rompimento de um aneurisma.

Captura de Tela 2017-02-02 às 11.46.02

Cartaz do Partido dos Trabalhadores de 1979, que faz parte do acervo do livro “Os cartazes desta história”, publicado pelo Instituto Vladimir Herzog

Marisa nasceu em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, em 1950. Começou a trabalhar aos 9 anos de idade, primeiro como babá, depois na fábrica de chocolates Dulcora, onde permaneceu até os 21. Casou-se pela primeira vez com o taxista Marcos Cláudio da Silva e teve um filho, que nunca conheceu o pai: Marcos Cláudio foi assassinado seis meses após o casamento.

Em 1973, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos, com quem se casou sete meses depois. Os frutos desse relacionamento de mais de 40 anos são os três filhos do casal: Fábio, Sandro e Luís Cláudio. O ex-presidente também adotou o primeiro filho de Marisa Letícia, Marcos Lula, na época, com 2 anos de idade.

No início da década de 1980, Marisa Letícia liderou a passeata das mulheres em apoio aos sindicalistas presos no Dops no período final da ditadura. Nesse mesmo ano, foi fundado o Partido dos Trabalhadores (PT). Marisa Letícia confeccionou a primeira bandeira do partido: “A primeira bandeira do PT eu é que fiz. Tinha um tecido vermelho, italiano, um recorte, guardado há muito tempo. Costurei a estrela branca e ficou lindo. Minha casa era o centro. Foi assim que começou o PT”, contou em entrevista ao jornal O Globo.

Durante os pleitos dos anos de 1982, 1986, 1994 e 1998, disputados por Lula, Marisa Letícia pouco aparecia. A mulher do ex-presidente começou a participar mais ativamente das campanhas em 2002, quando Lula se candidatou para a Presidência da República e foi eleito. Marisa tornou-se primeira-dama do Brasil em 1º de janeiro de 2003, posição que ocupou até 2010, ano em que seu marido terminou seu segundo mandato.

Compartilhe
Compartilhe este artigo: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Posts Relacionado

Deixe um Comentrio


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>