18/02/2015

Maria Helena Gregori morre em São Paulo

Compartilhar:

Militante ativa na redemocratização do país, Maria Helena vinha lutando contra uma série de problemas de saúde e não resistiu a uma pneumonia

Foi enterrada nesta segunda-feira, 16, Maria Helena Gregori, esposa do ex-ministro da Justiça, José Gregori. Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e desde 2008 lutava contra uma série de doenças, como lúpus e câncer. Recentemente, seu estado de saúde se agravou em decorrência de uma pneumonia.

Maria Helena teve uma história de participação ativa na luta pela redemocratização durante o período da ditadura militar, chegando a ser detida pela defesa do estado de direito no Brasil. Foi secretária executiva do movimento ‘Diretas Já’, e participou de diversas campanhas eleitorais. Foi assessora especial de direitos humanos da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luiz Erundina.

O ex-ministro da Justiça, José Gregori, lembra que a mulher trabalhava para fortalecer “movimentos feministas em seu nascedouro”, e que a disposição pelo ativismo social fez de sua casa uma espécie de sala de reuniões permanente para discussões sobre as Diretas. Maria Helena Gregori deixa três filhas.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo