24/10/2011

Jornalistas e estudantes recebem prêmios Vladimir Herzog e Jovem Jornalista no próximo dia 24 no Teatro TUCA (2011)

Compartilhar:

Na noite do próximo dia 24, segunda-feira, jornalistas experientes e estudantes de jornalismo estarão juntos no teatro TUCA para participar da cerimônia de reconhecimento às diferentes categorias da profissão. Em sua 33ª edição, o Prêmio Vladimir Herzog premiará trabalhos vinculados à luta pelos Direitos Humanos e Cidadania, realizados em nove áreas da Comunicação. Por iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão chega ao seu terceiro ano e elegerá as duas melhores pautas elaboradas por alunos com o tema “Oito objetivos do Milênio”.

O Prêmio Vladimir Herzog deste ano, a mais importante distinção jornalística do Brasil, sorteará duas viagens para Washington, nos Estados Unidos, entre os ganhadores das categorias determinadas: Artes, Fotografia, Jornais, Rádio, Revista, Internet, TV-Documentário e TV-Jornalismo, além do Tema Especial desta edição, que premiará trabalhos sobre Saneamento Básico. Os sorteados terão direito a levar um acompanhante para conhecer, em Washington, o Newseum (Museu da Imprensa); e a ProPublica.org, em Nova York, uma publicação independente, sem fins lucrativos, dedicada a produzir jornalismo investigativo de interesse público, que já recebeu por duas vezes o Prêmio Pulitzer. A viagem acontecerá em Maio de 2012 para coincidir com a homenagem que é prestada anualmente, nesse mês, pelo Newseum, aos jornalistas mortos no exercício da profissão.

Neste ano passaram a integrar a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog  o Centro de Informações das Nações Unidas e a ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP, ao lado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Ouvidoria da Polícia de São Paulo, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ABI-Associação Brasileira de Imprensa-São Paulo, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo, FENAJ-Federação Nacional dos Jornalistas, Instituto Vladimir Herzog e Fórum dos Ex-Presos Políticos.

Já o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é destinado a universitários que elaboraram e enviaram, até 30 de Setembro, pautas sobre o tema proposto, que neste ano é “Os Oito Objetivos do Milênio”. Os escolhidos terão a oportunidade de produzir a matéria jornalística, totalmente custeada pelo Instituto Vladimir Herzog – que também indica um jornalista experiente para atuar como mentor de cada premiado, na execução da matéria – e ainda ver seu trabalho publicado em um veículo de imprensa do País. Além disso, a melhor reportagem renderá ao autor, ou autores no caso de equipe, uma viagem para participação do Encontro de Jovens Artistas, na Inglaterra, em 2012, que reunirá cerca de 1.000 jovens talentos de 120 países, com faixa etária entre 18 e 30 anos.

 

Cerimônia de homenagem aos vencedores – Prêmio Vladimir Herzog e Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Onde: Teatro TUCA (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes)

Quando: 24 de Outubro de 2011, às 19 horas

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

CDI Comunicação Corporativa

Compartilhar:

Pular para o conteúdo