DOE AGORA

IVH relembra os 40 anos da morte de Vlado

IVH relembra os 40 anos da morte de Vlado

No dia 25 de outubro de 2015 completam-se 40 anos da morte de Vladimir Herzog, vitimado pela ditadura, em episódio que marca o início da derrocada do regime totalitário e da construção da democracia brasileira. Até lá, o Instituto Vladimir Herzog irá realizar diversas atividades para relembrar essa data tão importante na História do país.

Em agosto, o maestro João Carlos Martins irá dirigir um concerto em homenagem à data. Reconhecido internacionalmente como um dos maiores pianistas do mundo, é apontado também como o maior intérprete de Bach – compositor alemão do século XVI. Martins executou o concerto que comemorou um ano de fundação do Instituto Vladimir Herzog, em 2010.

Em outubro, mês em que se completam os 40 anos da morte de Vlado, está prevista a realização de uma missa crioula – obra musical de natureza religiosa e folclórica – em homenagem ao jornalista. Também será lançado um livro com um pouco mais da história de Vlado, com autoria da historiadora Márcia Camargos. No dia 20 de outubro, em São Paulo, acontece a 37ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, e o evento fará referência ao acontecimento.

Além disso, por meio de suas redes sociais, o IVH irá publicar uma linha do tempo com episódios marcantes da vida de Vladimir Herzog. A história do jornalista, desde a trajetória dos pais na antiga Iugoslávia, até as decorrências do brutal assassinato no DOI-CODI para a História do Brasil irão compor uma biografia do jornalista que se transformou em ícone da democracia. Vale a pena ficar ligado!

11667462_890132904385305_999634669691817917_n