09/03/2015

IVH e Poster for Tomorrow estudam parceria no Brasil

Compartilhar:

Entidades discutem formas de ações em conjunto voltadas para a educação e para a defesa dos direitos humanos 

Criada em 2009, em Paris, por um grupo de designers que queriam chamar a atenção para a censura que pessoas ao redor do mundo estavam sofrendo, a 4Tomorrow é uma organização não-governamental que tem como principal projeto a exposição “Poster for Tomorrow”. Nela, artistas do mundo todo são incentivados a criarem pôsteres que estimulem o debate sobre questões que afetam a sociedade – como a defesa dos direitos humanos.

Essa luta despertou o interesse do Instituto Vladimir Herzog, que vem mantendo conversas com a ONG para desenvolver ações conjuntas com a 4Tomorrow no Brasil.

No final do ano passado a cidade de São Paulo recebeu  a exposição “Poster for Tomorrow”. Foram exibidos mais de cem cartazes produzidos no mundo inteiro e que foram premiados em seis edições do concurso internacional de mesmo nome.

Nessas seis edições do concurso foram produzidos mais de 15 mil pôsteres, vindos de 133 países diferentes, fazendo com que fosse possível realizar mais de 400 exibições nos cinco continentes.

A ideia de chamar a atenção para a censura se transformou em um movimento internacional para apoiar o direito de livre expressão de cada mulher e de cada homem e, mais tarde, pelo fim da pena de morte, pelo direito à educação, pela igualdade de gênero, pelo direito à moradia e, enfim, pelos direitos humanos.

A decisão de trabalhar com pôsteres deve-se ao fato de serem uma forma atraente e acessível para expressar pensamentos, engajar as pessoas e promover discussões em diversos espaços da sociedade.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo