DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog recebe Prêmio de Direitos Humanos do Governo Brasileiro (2011)

Instituto Vladimir Herzog recebe Prêmio de Direitos Humanos do Governo Brasileiro (2011)

Troféu do Prêmio Direitos Humanos 2011 concedido ao IVH

Em apenas dois anos de existência, o trabalho desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog é reconhecido pela mais alta cúpula do Governo Federal. A entidade foi vencedora, na categoria Verdade e Memória, da 17ª edição do Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

No próximo dia 9, sexta-feira, Clarice, Ivo e Lucas Herzog – viúva, filho e neto de Vladimir Herzog – receberão o prêmio, pelo Instituto, na cerimônia que acontecerá no salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília/DF, na presença da Presidenta da República Dilma Rousseff e da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.

“Este prêmio na verdade é uma homenagem a meu pai, Vladimir Herzog e a todas as outras pessoas que foram assassinadas, torturadas e vitimadas de várias formas pela ditadura. E é também um grande incentivo da Presidência da República para que a nossa e outras entidades continuemos a ajudar a recuperar a história recente do País – agora com o importante reforço da Comissão da Verdade e da Lei do Direito à Informação – e a fazer com que as novas gerações conheçam os males de uma ditadura e impeçam que isso volte a acontecer no nosso País”, afirmou Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.

 

O Prêmio foi atribuído ao Instituto principalmente pelo seu projeto Resistir é preciso…, um conjunto de iniciativas incentivadas pelo Governo Federal, com base na Lei Rouanet e na Lei do Audiovisual, que vem resgatando e divulgando os jornalistas e os jornais que combateram a ditadura, entre 1964 e 1979 – quando entrou em vigor a Lei da Anistia. Em 2011 o projeto Resistir é Preciso… abrangeu uma coleção de 12 DVDs – Os protagonistas dessa história –  com depoimentos de 60 desses jornalistas e ainda o livro As Capas desta História, reunindo as primeiras páginas da imprensa alternativa, clandestina e no exílio que se opôs ao regime ditatorial.

Para o próximo ano o Instituto tem diversas ações previstas e já autorizadas para incentivo pela Lei Rouanet, como a continuidade do projeto Resistir é preciso…, com a publicação do livro Os cartazes dessa história, que trará em 200 páginas espelhadas os pôsteres produzidos por exilados brasileiros para combater a ditadura e promover a anistia. Outro livro que será lançado é As crônicas dessa história, que vai contar, em linguagem leve e solta, muitos dos bastidores das 106 horas de depoimentos em vídeo de jornalistas que combateram a ditadura, que compuseram a coleção de DVDs Os protagonistas dessa história…

Outras iniciativas previstas para 2012 são a realização do Concerto de Anne Frank, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo; a produção da série de documentários Em nome da liberdade, já aprovada para incentivo pela Lei do Audiovisual, que contará essa mesma história em linguagem de televisão e será exibida pela TV Cultura; a mostra de cinema documentário Transformação e Renovação, que abrangerá cerca de 30 documentários políticos latino-americanos produzidos desde a década de 1950; e a digitalização e contextualização de 50 mil documentos referentes à luta da imprensa contra a ditadura, que serão disponibilizados na rede mundial, pelo portal resistirepreciso.org.br .

 

Fundado em Junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem por missão contribuir para a reflexão e produção de informação que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Para isso, ao lado de outras nove organizações da sociedade civil, a entidade promove também ações como o Prêmio Vladimir Herzog, que alcançou em 2011 seu 33º ano consecutivo, reconhecendo o trabalho de profissionais da imprensa que deram destaque para temas relacionados a direitos humanos, além de ter criado o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que incentiva estudantes de jornalismo a produzirem pautas também ligadas a essa questão.

 

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

CDI Comunicação Corporativa