20/07/2016

Instituto Vladimir Herzog promoverá palestras sobre Educação em Direitos Humanos e Justiça de Reparação no Caixa Cultural

Compartilhar:

Em parceria com a Caixa, o Instituto Vladimir Herzog irá realizar duas palestras ligadas a temas atuais, desenvolvidos por áreas de atuação do IVH. A primeira tratará de Educação em Direitos Humanos, destacando uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos nos primeiros ciclos de educação escolar, abordando temas como respeito, humilhação, igualdade, discriminação, democracia na escola e sujeitos de direito. Sobre esse tema falarão duas especialistas em educação: Maria Victória Benevides, socióloga, cientista política e educadora com livre-docência e doutorado, conselheira do Instituto Vladimir Herzog; e Ana Rosa Abreu, mestre em psicologia educacional e diretora do Vlado Educação, setor de educação em direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, que, por meio do projeto Respeitar é Preciso!, implementou a educação em direitos humanos em 21 escolas municipais de São Paulo, atingindo mais de 10 mil alunos, seus pais, educadores e funcionários das escolas.
A segunda palestra, sobre Justiça de Reparação, será apresentada por Marco Antônio Rodrigues Barbosa, advogado, ex-presidente da Comissão Justiça e Paz, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e representante da família Herzog no processo contra a União, em 1978, que confirmou que o jornalista Vladimir Herzog havia sido torturado e assassinado por agentes do estado sob a ditadura; e Marlon A. Weichert, procurador regional da República há 20 anos, trabalhando majoritariamente na área de promoção e proteção dos direitos humanos, que nos últimos 15 anos atuou nas diversas áreas de implementação de medidas de justiça transicional.

As duas palestras serão realizadas na sede da Caixa Cultural de São Paulo no dia 30 de julho e serão abertas e gratuitas, com capacidade para 50 pessoas em cada palestra. A primeira, sobre Educação em Direitos Humanos, ocorrerá às 11 horas e a segunda, sobre Justiça de Reparação, às 14 horas. Os interessados devem se inscrever pelo telefone da Caixa Cultural – (11) 3321-4400.

As palestras contemplam a parceria entre a Caixa e o Instituto Vladimir Herzog no projeto CNViva, pelo qual os dados da CNV-Comissão Nacional da Verdade serão incorporados de forma acessível ao site Memórias da Ditadura (memoriasdaditadura.org.br), pertencente ao IVH. Maior depositário de informações sobre a ditadura no Brasil, o site ampliará dessa forma sua gama de dados, facilitando o acesso de pesquisadores, professores e estudantes às conclusões do relatório da CNV, que encerrou suas atividades em 2014, fornecendo inúmeras informações sobre a História recente do nosso país.

convite_caixa_web

 

Serviço:

Local: Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo

Tel: 11 3321 – 4400
Data: 30 de julho
Horário:
11 horas – Educação em Direitos Humanos
14 horas – Justiça de TransiçãoInscrições: (11) 3321-4400
50 vagas por palestra
Entrada gratuita

Organização – Instituto Vladimir Herzog
Patrocinio – CAIXA

Compartilhar:

Pular para o conteúdo