DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog lança CNViva, nova área do portal “Memórias da Ditadura”

Instituto Vladimir Herzog lança CNViva, nova área do portal “Memórias da Ditadura”

No dia 10 de dezembro, o Instituto Vladimir Herzog lança a atualização do portal Memórias da Ditadura. A página foi reformulada e traz design renovado, além de ferramentas e conteúdos inéditos.  O principal destaque da atualização está na nova seção CNViva, na qual os dados da Comissão Nacional da Verdade (CNV) foram incorporados de forma acessível. Toda a reestruturação da página, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, será apresentada neste sábado, às 9h, no auditório da Caixa Cultural, em São Paulo. 

O site, o maior acervo online sobre a história da Ditadura no Brasil, ampliará ainda mais sua gama de dados, facilitando o acesso de pesquisadores, professores e estudantes às principais discussões e recomendações da CNV, que encerrou suas atividades em 2014. A partir dos documentos reunidos pela Comissão, serão abordadas questões referentes à Justiça de Transição e a algumas das recomendações do relatório, como a criação de mecanismos de prevenção e combate à tortura, a reforma na polícia e na segurança pública, e a dignificação do sistema prisional. Além disso, também serão incluídos novos textos sobre temas específicos, como as mulheres, os indígenas e a comunidade LGBT.

Outra novidade do site é uma área específica sobre a Educação na Ditadura, que será dividida em quatro partes: Educação pré-golpe; Educação Básica na Ditadura; Universidades e Ditadura; e Mercado Editorial. Todos os conteúdos da atualização visam ampliar o conhecimento da sociedade sobre os fatos ocorridos no período da Ditadura e promover sua mobilização na luta pelos Direitos Humanos.

“Com essas mudanças, esperamos contribuir ainda mais para o esclarecimento público da história política e dos Direitos Humanos em nosso país. Essas são informações que não podem ser apenas arquivadas, elas devem circular, alertar, educar, ampliar o conhecimento coletivo e intensificar o movimento democrático, e agora estarão disponíveis para todos no www.memoriasdaditadura.org”, afirma Ivo Herzog, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog.

Serviço

Lançamento do novo portal Memórias da Ditadura
Data: 10/12/2016
Horário: 9h
Local: auditório da Caixa Cultural
Endereço: Praça da Sé, 111 – São Paulo, SP
Site: www.memoriasdaditadura.org

 memorias-ditadura-novo