DOE AGORA

Inauguração da Praça Vladimir Herzog

Inauguração da Praça Vladimir Herzog

Inaugurada em São Paulo a Praça Memorial Vladimir Herzog

A Câmara Municipal de São Paulo inaugurou no  dia 25 de outubro, em São Paulo, a Praça Memorial Vladimir Herzog como homenagem ao jornalista. Anteriormente conhecida como Divina Providência, a praça foi inteiramente renovada pela Câmara e já está aberta ao público. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades, conselheiros do Instituto Vladimir Herzog, amigos e parentes de Vladimir Herzog.

Um mosaico de 6 metros reproduzindo o quadro “25 de outubro”, do artista plástico Elifas Andreato, foi criado pelas crianças do Projeto Âncora.

O local leva o nome do jornalista, assassinado por tortura nas dependências do DOI-Codi, em homenagem aos 38 anos de sua morte e também para lembrar todos os mortos e desaparecidos durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985).

No evento de inauguração da Praça, o ex-vereador Ítalo Cardoso, idealizador do projeto, afirmou que é importante que as pessoas saibam o motivo do espaço ter esse nome e que a praça servirá para preservar a História. Ivo Herzog, filho do homenageado, também ressaltou a importância do projeto. “Eu lembro como tudo aconteceu e hoje, tantos anos depois, ver essa homenagem deixa nossa família muito honrada. A praça é uma forma de mostrar o símbolo que meu pai se tornou na tentativa de lutar contra a ditadura”, afirmou.

 

A Praça e Memorial Vladimir Herzog fica localizada na Rua Santo Antonio, frente à Praça da Bandeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *