DOE AGORA

Em sessão pública, Comissão Organizadora escolhe vencedores da 35a edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2013)

Em sessão pública, Comissão Organizadora escolhe vencedores da 35a edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2013)

Solenidade de premiação acontece na noite de  22 de Outubro, no Memorial da América Latina,

 em São Paulo

 

Na próxima terça-feira, dia 1º de Outubro, a Comissão Organizadora realiza o julgamento aberto dos trabalhos inscritos na 35º edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em sessão pública, com transmissão ao vivo pela internet, diretamente da Câmara Municipal de São Paulo, na Sala Oscar Pedroso Horta. Na ocasião serão conhecidos os vencedores das nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial (envolve todas as mídias) que, neste ano, tem como tema “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação”.

 

Considerado uma das mais significativas distinções jornalísticas do País, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos nas mais variadas mídias. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de outubro, terça-feira, às 20h, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina.

 

Prêmio Especial Vladimir Herzog 2013

 

Desde 2009 a Comissão Organizadora indica jornalistas para serem agraciados com o Prêmio Especial pelos relevantes serviços prestados às causas da Democracia, Paz e Justiça. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso.

 

Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto. Neste ano receberão as homenagens outros três grandes nomes da imprensa brasileira: Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho e Raimundo Rodrigues Pereira.

 

Seminário Internacional & Roda de Conversa

 

No dia 21, segunda-feira, no Itaú Cultural, haverá o Seminário Internacional sobre Violência contra Jornalistas, com presenças já confirmadas de Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ); Celso Schröder, presidente da Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); da jornalista mexicana Anabel Hernández (“Os Senhores do Narco”); e do presidente executivo do Newseum e Freedom Forum de Washington D.C., James C. Duff.

 

Na manhã da terça, dia 22, os jornalistas premiados e suas equipes reúnem-se na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina para conversar sobre como desenvolveram as suas reportagens e contar as experiências que viveram nesse exercício prático de jornalismo. A condução da Roda de Conversa será dos jornalistas Angelina Nunes, Aldo Quiroga e Sergio Gomes.

 

O 35º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por onze instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

 

SERVIÇO

Sessão Pública do 35º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Data: 1º de Outubro, a partir das 10h

Local: Sala Oscar Pedroso Horta

Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, nº 100 – Bela Vista

Transmissão ao vivo: http://migre.me/gdOeP