DOE AGORA

Elifas Andreato celebra 70 anos de vida

Elifas Andreato celebra 70 anos de vida

Hoje, 22 de janeiro, Elifas Andreato completa 70 anos de vida.

Com mais de 40 anos de atividade como artista plástico, Elifas é reconhecido como um dos maiores capistas da história da música brasileira, tendo produzido a capa de mais de 300 discos, com destaque para a “Ópera do Malando”, de Chico Buarque, “A Rosa do Povo”, de Martinho da Vila, “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes, entre outros.

Além disso, é o autor do quadro “25 de outubro”, obra que homenageia Vladimir Herzog e, recentemente, foi reproduzida por crianças do Projeto Âncora em um mosaico na Praça e Memorial Vladimir Herzog, localizada no centro da cidade de São Paulo.

Elifas também é o responsável pela criação de duas outras importantes obras que fazem referência ao jornalista Vladimir Herzog: a escultura “Vlado Vitorioso”, produzida a pedido das Nações Unidas para comemorar os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos; e o troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que desde 1979 é entregue a profissionais do jornalismo.

Em 2011, pelo conjunto da obra, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog, concedido a pessoas que se destacam na defesa de valores éticos e democráticos e na luta pelos direitos humanos. O reconhecimento, assim como a comenda da Ordem do Mérito Cultural, se junta a diversos prêmios que recebeu ao longo da carreira pela contribuição ao País, seja no campo artístico, político ou social.

Parabéns, Elifas!