DOE AGORA

Debate, livro e música marcam primeiro ano do Instituto Vladimir Herzog

Debate, livro e música marcam primeiro ano do Instituto Vladimir Herzog

Hoje, dia 25 de junho, estamos completando nosso primeiro ano de vida. Para comemorar, duas importantes celebrações acontecem na próxima semana: o lançamento do livro histórico com todas as edições em fac-símile do jornal EX e o Encontro Musical pela Democracia, Educação e Felicidade.

“Nossa ideia foi criar uma data para celebrar o que meu pai foi em vida: um jornalista respeitado, ético e que nos deixou um legado de profissionalismo e luta. Por isso a escolha do mês de junho para a criação do Instituto foi proposital”, explica Ivo Herzog, presidente do Instituto Vladimir Herzog. Vlado nasceu em 27 de junho de 1937.

O Instituto é um dos apoiadores da reedição do jornal EX, realizado em parceria Imprensa Oficial. A produção gráfica é de Kiko Farkas, um dos mais importantes designers brasileiros. Expoente da chamada mídia alternativa, o EX foi o único jornal que noticiou o assassinato de Vlado. E, por conta da manchete “LIBERDADE LIBERDADE ABRE AS ASAS SOBRE NÓS – A MORTE DO JORNALISTA VLADIMIR HERZOG”, o jornal foi cassado.

O lançamento do livro EX será no dia 29 de junho, a partir das 19h, na Livraria da Vila, dos Jardins (Alameda Lorena, 1731). Antes do haverá um debate com o tema “Imprensa Alternativa nos Anos 70” entre Fernando Morais, José Hamilton Ribeiro, Dácio Nitrini e Mylton Severiano, que trabalharam no jornal.

Concerto
Fechando as comemorações, no dia 3 de julho, às 21 horas, na Sala São Paulo, acontece o Encontro Musical pela Democracia, Educação e Felicidade. O espetáculo terá a regência – e também a participação especial ao piano – do maestro João Carlos Martins. O evento contará com a presença da cantora Fafá de Belém, da bateria da escola de samba paulistana Vai-Vai e do coral do projeto “A Música Venceu”, de Paraisópolis. A renda do concerto será revertida para os projetos educacionais do Instituto Vladimir Herzog. O maestro, a orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP e Fafá de Belém cederam gentilmente seus cachês em prol do Instituto. O evento conta ainda com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura e do Movimento + Feliz.

Serviço:
Lançamento EX – dia 29 de junho, a partir das 19h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731)
Encontro Musical pela Democracia, Educação e Felicidade – dia 3 de julho, às 21h, na Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes, 16. Vendas pelo Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br).

 

Repertório:
Pietro Mascagni
Intermezzo
Regência João Carlos Martins
P.I. Tchaikovsky
Sinfonia n. 4 em Fá menor, Op. 36 (Movimento I)
Regência João Carlos Martins
E. Morricone
Tributo
João Carlos Martins ao piano
Kleitom Ramil e Beto Fogaça
Aprendizes da Esperança
Fafa/ Regência Sergei Eleazar de Carvalho
H. Villa Lobos
Melodia Sentimental
Fafa/ João Carlos Martins ao piano
João Bosco/Aldir Blanc
O Bêbado e o Equilibrista
Fafa/ Regência Sergei Eleazar de Carvalho
Ludwig van Beethoven
Sinfonia n. 5 em Dó Menor, Op. 67 (I Alegro Con brio)
Bateria da Vai Vai/ Regência João Carlos
Nei Marques
Ser Mais Feliz
Fafa e Bateria da Vai Vai / Regência João Carlos
Mateus Araujo
Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro
Fafa
Adoniran Barbosa
Trem das Onze
Bateria da Vai Vai