DOE AGORA

Corrida por Manuel Fiel Filho

Corrida por Manuel Fiel Filho

A Jornada Vladimir Herzog será realizada no próximo dia 20 de março como parte do projeto Corrida Por Manoel, uma homenagem jornalístico-esportiva a Manoel Fiel Filho, operário metalúrgico assassinado pela ditadura em 17 de janeiro de 1976.

Para marcar os 40 anos do crime, o jornalista e maratonista Rodolfo Lucena está fazendo 40 corridas temáticas, visitando destinos que lembram a vida e a morte de Manoel, assim como a luta pela democracia no Brasil.

No dia 20 de março o trajeto homenageará o jornalista Vladimir Herzog, assassinado a 25 de outubro de 1975 no mesmo DOI-Codi onde Fiel Filho seria morto três meses mais tarde.

A corrida, aberta a todos os  interessados, corredores, caminhantes ou ciclistas, começa às 8h30 do dia 20 de março, na rua Oscar Freire,2.271, em São Paulo, em frente à casa onde Herzog morava com sua família quando foi preso. A chegada será na Praça Vladimir Herzog, contígua à Praça da Bandeira.

Saiba mais no blog Corrida Por Manoel —http://lucenacorredor.blogspot.com — e no site do Instituto Vladimir Herzog — vladimirherzog.org.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/540273346155020/

rodolfo

Rodolfo Lucena, 59, é gaúcho de Porto Alegre e estava prestando o vestibular para jornalismo quando Manoel foi assassinado. Ultramaratonista, fez mais de 30 provas de longa distância, da maratona a corridas de cem quilômetros. É autor de “Maratonando” (Record, 2006) e “+Corrida” (Publifolha, 2009). Repórter da “Folha de S. Paulo”, é colunista da revista de corrida “O2” e blogueiro; desenvolve o projeto Maratonando com o MST, de corridas em assentamentos e acampamentos dos sem-terra (http://mstmaratonando. wordpress.com).

Fale com ele pelo e-mail lucena.rodolfo@gmail.com, pelo telefone (011) 98405-1476 ou pelas redes sociais.