01/10/2014

Conselheiros do Instituto Vladimir Herzog integram a lista dos 100 jornalistas mais admirados do Brasil, segundo pesquisa

Compartilhar:

Em setembro, a newsletter Jornalistas&Cia e a empresa especializada em mailing de imprensa Maxpress revelaram o resultado de pesquisa inédita realizada com executivos de Comunicação Corporativa de todo o país. No levantamento, foram eleitos “Os Cem Mais Admirados Jornalistas Brasileiros” e, entre as personalidades elencadas, figuram os nomes de seis conselheiros do Instituto Vladimir Herzog: Miriam Leitão, Caco Barcellos, Eugênio Bucci, José Hamilton Ribeiro, Audálio Dantas e Zuenir Ventura.

Os jornalistas Miriam Leitão, Caco Barcelos e José Hamilton Ribeiro estão entre os Top 10 desta lista. Miriam, que divide a primeira posição com o jornalista Ricardo Boechat, começou sua carreira em 1970 e ganhou 24 prêmios jornalísticos até hoje, incluindo o Prêmio Jabuti, recebido em 2012 nas categorias Livro Reportagem e Livro do Ano com Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. Caco Barcelos, um dos 15 jornalistas mais premiados entre 1995 e 2010, e José Hamilton Ribeiro, com um total de sete Prêmios Esso em sua trajetória, ocupam a quarta e décima posições, respectivamente.

O jornalista Audálio Dantas, também conhecido por sua ampla atuação no cenário político e participação como presidente de órgãos sindicais jornalísticos, ficou com a 17ª posição. Além de receber o Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos da ONU (1981) por seu trabalho em prol da causa, seu livro “As Duas Guerras de Vlado Herzog” ganhou quatro prêmios, entre eles: o Prêmio Jabuti  (Livro do Ano 2013), o Prêmio Brasília de Literatura (2014) e o Prêmio Juca Pato (Intelectual do Ano, 2013). No 38º lugar, encontra-se o jornalista e escritor Zuenir Ventura, pertencente ao rol dos profissionais mais respeitados e premiados do país e ganhador de premiações como o Prêmio Jabuti, Prêmio Esso e Prêmio Vladimir Herzog. Em 85º o jornalista Eugênio Bucci completa a lista dos conselheiros do IVH na pesquisa. Eugênio atua no jornalismo como crítico, repórter, redator e editor. Transita entre os âmbitos da política, do poder e da cultura. Assumiu cargos em entidades representativas da imprensa e da sociedade brasileira, além de integrar como professor cursos de jornalismo em universidades.

Veja a lista completa dos 100 jornalistas mais admirados

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo