22/10/2015

Catedral e Praça da Sé recebem cerca de 800 cantores para celebrar a história de Vladimir Herzog

Compartilhar:

40 anos depois da morte do jornalista, IVH realiza atividades no mesmo lugar de manifestação em 1975; haverá um ato inter-religioso na Catedral, uma missa crioula e um flash mob com cerca de 30 corais

Em 1975, seis dias após a morte do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado nas dependências do DOI-CODI, oito mil pessoas foram à Praça da Sé, em São Paulo, bradar sua raiva pela barbárie cometida pelo totalitarismo em vigor no país desde 1964. O episódio marcou o início da queda do regime da ditadura e a restauração da democracia.

Quarenta anos depois, a mesma Praça da Sé será palco de várias manifestações para lembrar essa data tão importante na história do País e celebrar a memória de Vladimir Herzog, que continua a representar a democracia e a liberdade de expressão – único caminho para o desenvolvimento de uma nação.

No dia 25 de outubro, a Catedral da Sé receberá uma inter-religioso pela paz, pela vida e contra a violência. Em seguida, haverá uma performance musical dirigida pelo maestro Martinho Luthero Galati. Antes do ato, a programação começa com um “flash mob”, que contará com cerca de 800 cantores e 30 corais.

Sob a direção artística e regência do maestro Martinho Luthero Galati, o Coral Luther King segue a tradição de apresentar novos trabalhos no Brasil, desta vez abordando as questões da paz, da vida, dos direitos humanos, da convivência pacífica entre os povos, do sincretismo religioso e da diversidade cultural entre os povos da América Latina.

O evento irá homenagear o jornalista Vladimir Herzog, lembrando os 40 anos do grande ato inter-religioso celebrado em sua memória, em 31 de Outubro de 1975, conduzido por Dom Paulo Evaristo Arns, pelo rabino Henry Sobel e pelo pastor James Wright, no qual oito mil pessoas enfrentaram o medo e o cerco militar para dizer “Basta!” de viva voz. Por sua grandeza e pela imensa participação popular, esse ato constituiu a forte inflexão que deu início à derrocada da ditadura e à construção da democracia brasileira.

Sob a iniciativa do Instituto Vladimir Herzog e da Arquidiocese de São Paulo, o Fórum Coral Paulistano, com o apoio do Projeto Canta São Paulo e do Coro Luther King, sob direção artística do Maestro Martinho Lutero Galati (Maestro do Teatro Municipal de São Paulo), promoverão um ato pela paz e pelos direitos humanos. Será um encontro de artistas cidadãos e de cidadãos artistas. Será um concerto feito de canções de resistência que imortalizaram personagens e fatos da História recente do Brasil e da América Latina. Será uma missa criolla, uma prece multicultural, uma oração de todos os homens e de todos os credos, numa só voz.

Apresentações:
Rede Cultural Luther King
Fórum Coral Paulistano

Participações especiais:
Annie Murath: voz
Antonio Zambrini: piano
Cida Moreira: voz e piano
Sérgio Ricardo: voz
Odilon Wagner: ator
Direção artística: Martinho Lutero Galati de Oliveira

Serviço:
Vladimir Herzog – 40 anos
Lembrar é preciso, respeitar é preciso, cantar é preciso!
Data: 25 de outubro, às 14h30
Local: Praça da Sé (São Paulo/SP)

Entrada gratuita
R.S.V.P (11) 2894-6650
[email protected]

Convite_Vladimir_Herzog_40_anos_sequencia

Compartilhar:

Pular para o conteúdo