DOE AGORA

Caixa patrocina projeto do Instituto Vladimir Herzog para divulgação dos conteudos da Comissão Nacional da Verdade

Caixa patrocina projeto do Instituto Vladimir Herzog para divulgação dos conteudos da Comissão Nacional da Verdade

Graças ao patrocínio da Caixa ao plano Anual 2016 do Instituto Vladimir Herzog e seguindo as recomendações feitas pela CNV – Comissão Nacional da Verdade, o projeto CNViva busca oferecer ao público, de forma gratuita e em linguagem mais acessível, todas as pesquisas, descobertas e conclusões apresentadas no relatório final da CNV, dado a público no final de 2014.

CNViva será uma nova area do portal Memórias da Ditadura, que é o maior depositário de conteúdos sobre o regime militar no Brasil, com mais de mil itens (posts), com centenas de imagens, centenas de vídeos e mais de 1 milhão de caracteres e que recebeu mais de 350 mil visualizações de páginas no primeiro semestre deste ano.

Para a realização desse projeto, o IVH, por meio de sua área de educação, Vlado Educação, conta com uma equipe de especialistas sobre o tema de educação e memória e verdade:

Joana Salém Vasconcelos – historiadora, Mestra em Desenvolvimento Econômico (IE/UNICAMP), doutoranda em História Econômica (USP).

Andre Deak – mestre em teoria da comunicação (ECA/USP), professor de jornalismo na ESPM (graduação e pós), pesquisador associado do ESPM Media Lab e produtor multimídia no Liquid Media Lab.

Rafael Schincariol – Doutor em Direito (USP), professor visitante na UNIFESP e ex-Coordenador da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

Ana Rosa Abreu – é mestre em psicologia educacional e tem 35 anos de experiência na área educacional. Atuou como professora, coordenadora de escolas e na formação de professores da rede pública e privada. Hoje é diretora do Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog – que desenvolve projetos educacionais nas áreas de Educação em Direitos Humanos, Memória da Ditadura e Jornalismo, dos quais se destaca o “Respeitar é Preciso!” e o Portal Memórias da Ditadura.

José Luis Del Roio – historiador, político e ativista, foi responsáveis pela recuperação de importante parte do acervo documental do PCB e colaborador da Comissão Nacional da Verdade.

Além da inclusão dos dados da CNV, o portal Memórias da Ditadura passará por atualização gráfica, aperfeiçoando a disposição de seus temas e melhorando a navegação para os estudantes, pesquisadores e professores que o utilizam.

A conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre de 2016, mas aos poucos o novo conteúdo já será incorporado ao site.

Clique aqui e conheça o portal!

rodape