23/07/2015

Arquivo Nacional disponibiliza documentos entregues pelo governo norte-americano sobre ditadura

Compartilhar:

O Arquivo Nacional disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 09/07, documentos inéditos do governo norte-americano referentes ao período da ditadura militar

Com informações do site Racismo Ambiental

A partir de solicitação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), encaminhada ao presidente Barack Obama em 16 de agosto de 2012, o governo dos Estados Unidos enviou ao governo brasileiro três remessas de documentos.

A primeira remessa contém 43 documentos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, produzidos no período de janeiro de 1967 a dezembro de 1977, encaminhados pelo governo norte-americano por ocasião da visita ao Brasil do vice-presidente Joseph Biden, em junho de 2014.

A segunda remessa, com 113 documentos, foi recebida em dezembro de 2014, e a terceira remessa, com 538 documentos, foi entregue ao governo brasileiro no último dia 30 de junho.

Os documentos estão disponíveis para consulta no Sistema de Informações do Arquivo Nacional aqui.

Passo-a-passo: Para visualizar os documentos, selecione uma das três remessas, clicando na seta. Depois, escolha o documento, clicando na lupa. Na nova janela, clique em “arquivo digital”, no canto superior direito, depois, clique na lupa.

Veja também a matéria na TV Brasil a respeito:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo