30/06/2015

Aniversário de Vlado é marcado por apresentações na EMEF Vladimir Herzog

Compartilhar:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vladimir Herzog, localizada em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, organizou na manhã de sábado, 27 de junho, aniversário de nascimento de Vladimir Herzog, um evento em homenagem ao seu patrono, com a participação de alunos, pais e educadores.

Além de homenagear Vlado, os alunos e educadores programaram uma série de apresentações abordando temas do projeto “Respeitar é Preciso!”, adotado pela escola a partir de maio deste ano, após o lançamento oficial do material gráfico do projeto.

Durante toda a manhã do sábado, os alunos e educadores apresentaram, por meio de teatro, dança, apresentações músicas, vídeos e textos, os temas igualdade e discriminação, respeito e humilhação, democracia na escola e sujeitos de direito, além de contar a história de vida de Vlado.

 

O evento contou com a presença de Rogério Sottili, secretário adjunto de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo; Ivo Herzog,diretor do Instituto Vladimir Herzog; seu filho Lucas Herzog; Nemércio Nogueira, diretor do  IVH; Neide Nogueira, coordenadora do Vlado Educação e responsável pelo projeto “Respeitar é Preciso!”; Sérgio Gomes, conselheiro do IVH; Marcos Aranha, ex-conselheiro do IVH; e Julio Maia, assistente de Comunicação do IVH.

O auditório da escola ficou repleto de trabalhos expostos em suas paredes e, nas salas de aulas, foram montadas exposições que retratavam temas ligados a questões de respeito e de direitos.  Além disso o Instituto Pombas Urbanas organizou uma oficina de grafitti para os alunos, retratando as formas de expressão por meio da arte. Os participantes da oficina transformaram a quadra da escola em um grande ateliê e adicionaram cores e imagens às paredes da área esportiva.

Fotos tiradas pelos alunos que participaram da atividade: 

Outra importante iniciativa se iniciou com uma reunião entre integrantes  do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade Cásper Líbero e os alunos representantes do Grêmio da Escola. Essa foi a primeira conversa entre as entidades representativas, que têm como meta iniciar um trabalho em conjunto envolvendo oficinas de comunicação e troca de experiências.

Em 2013 o Instituto Vladimir Herzog se propôs a ajudar, auxiliando a Direção da escola, o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais e Mestres no que fosse possível. Este foi o terceiro encontro entre o Instituto Vladimir Herzog e a EMEF Vladimir Herzog, e algumas melhorias já são perceptíveis. O projeto “Respeitar é Preciso!” está sendo realizado e segue até o final do ano, mas a aproximação e as melhorias proporcionadas entre as duas entidades seguem muito adiante.

Veja agora o registo do evento feitos pelas alunas Maira (3º A) e Yasmim (3º D):

Compartilhar:

Pular para o conteúdo