DOE AGORA

Abertas as inscrições para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos

Abertas as inscrições para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos

Estão abertas, até 18 de setembro, as inscrições para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que será realizado ao longo de quatro sábados seguidos: 4, 11, 18 e 25 de outubro.

O curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, voltado para estudantes universitários de jornalismo e outras áreas do conhecimento de todo o Brasil. São 20 vagas para estudantes. Não haverá vagas para observadores. É necessário possuir notebook.

 

Para inscrever-se, clique aqui.

O Encontro de Confraternização e Seleção será realizado às 14h do dia 20 de setembro, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas (Rego Freitas, 530, sobreloja).

Além de assistir uma palestra de Lucia Nader, diretora Executiva da Conectas, os candidatos realizarão um teste escrito. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 26 de setembro.

Nesta primeira edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas coletivas temáticas sobre direito penal e sistema carcerário, política externa brasileira e direitos humanos, empresas e direitos humanos e sistema internacional de direitos humanos.

Todos os palestrantes fazem parte da equipe de especialistas da Conectas: Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça; Marcos Fuchs, diretor adjunto da organização e diretor executivo do Instituto Pro Bono; Camila Asano, coordenadora do programa de Política Externa e Direitos Humanos; Juana Kweitel, diretora de Programas; e Lucia Nader, diretora executiva.

O I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos é promovido pela Conectas em parceria com a Oboré Projetos Especiais, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

IcursoJeDHreduzido

 

Metodologia Repórter do Futuro

Os encontros semanais cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico do curso; uma hora de palestra com os especialistas, sem interrupções; 40 minutos de entrevista coletiva; e, por fim, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Depois, entre as 13h e 14h30, os estudantes devem redigir um texto noticioso sobre o tema da palestra.

Serão oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada. Também será possível avaliar, durante essas monitorias, as qualidades a serem potencializadas e defeitos a serem trabalhados por cada aluno.

Pacto de reembolsa

Para medir o empenho real de cada participante, o projeto trabalha com o critério da “reembolsa”: os alunos pagam o valor de um salário mínimo no momento da matrícula, mas recebem o dinheiro de volta ao final do curso se: 1) participarem de todas os encontros; 2) participarem de ao menos um atendimento individual; 3) produzirem todas as matérias semanais na sequência de cada encontro; 4) conseguirem publicar ao menos uma delas em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável.

 

A metodologia do Projeto Repórter do Futuro é resultado de uma experiência de mais de 20 anos na realização de cursos de complementação universitária.

 

Para inscrever-se, clique aqui.

 

 

Programação

 

20 de setembro | 14h

Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas

Encontro de confraternização e seleção

Lucia Nader, diretora Executiva

 

Demais encontros realizados na sede da Conectas Direitos Humanos:

 

4 de outubro | 9h

Direito penal e sistema carcerário, com os advogados

Marcos Fuchs, diretor ajunto da Conectas e diretor Executivo do Instituto Pro Bono

Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça

 

11 de outubro | 9h

Política externa brasileira e direitos humanos

Camila Asano, coordenadora do Programa de Política Externa e Direitos Humanos

 

18 de outubro | 9h

Empresas e direitos humanos

Juana Kweitel, diretora de Programas

 

25 de outubro | 9h

Sistema internacional de direitos humanos

Lucia Nader, diretora Executiva

 

8 de novembro |9h

Encontro de encerramento, avaliação e entrega de diplomas

 

FONTE: Oboré